Como conseguir o CCIR do imóvel?
CCIR é o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural. Ele é um documento obrigatório e, por isso, os proprietários de terras rurais e posseiros devem ficar atentos para deixar toda a documentação em dia.
Os imóveis rurais incluem chácaras, sítios e fazendas, com ou sem áreas de preservação ambiental. Nesses imóveis podem haver casas de veraneio ou atividades agropecuárias. Além disso, temos também o crescimento do turismo rural.
Sob qualquer utilização, o imóvel rural precisa estar regularizado. Afinal de contas, ele tem o mesmo peso na legislação do que a de um imóvel urbano. A única diferença é a nomenclatura dos impostos e registros. Mas a ideia é a mesma: haver um mapeamento dos imóveis para saber quantos existem, quais os tamanhos médios e a necessidade de estarem regularizados.
O que é CCIR?
O CCIR comprova que o imóvel existe e está cadastrado no Incra, que é o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
Ele é um documento obrigatório e que está previsto no artigo 22 da Lei nº 4.947/1966. A não observância do certificado deixa seu imóvel irregular. Dessa forma, podem haver complicações futuras, como a não obtenção de crédito agrícola nos programas governamentais e nos bancos.
O que é preciso para obter o certificado?
Primeiramente, é necessário estar com os dados do imóvel rural atualizados no SNCR, que é o Sistema Nacional de Cadastro de Imóvel Rural do Incra.
Depois disso, o proprietário deve acessar o site do Incra ou ir presencialmente à unidade mais próxima do órgão para solicitar o certificado.
O proprietário precisa pagar a taxa de serviço cadastral, que varia conforme o tamanho do imóvel rural. Além disso, ele deve estar ciente de que o documento é válido por apenas um ano.
Geralmente, o período de regularização é de junho a julho. Em 2024, por exemplo, o prazo começou em 17 de julho e encerrou em 18 de julho.
Sem o CCIR, o que pode ocorrer?
Sem o CCIR, não é possível:
- Transferir;
- Arrendar;
- Hipotecar;
- Desmembrar;
- Partilhar (em caso de divórcio ou herança);
- Conseguir financiamentos bancários para investimento na propriedade.
Portanto, o proprietário de imóvel rural fica impossibilitado de fazer qualquer negócio com o bem, ou seja, é como se o imóvel rural não existisse para o governo.
Segundo estatísticas do governo, o Brasil possui 6,4 milhões de imóveis rurais de todos os tamanhos e utilizações, incluindo áreas de comunidades tradicionais (como reservas indígenas e quilombolas) e assentamentos agrários.
Para que o imóvel rural possa ser comercializado ou repassado aos herdeiros é fundamental que ele esteja dentro dos cadastros nacionais.
Sobre a Oliveira & Lemos
A Oliveira & Lemos Regularização Imobiliária é um escritório de engenharia civil localizado em Sorocaba-SP que possui atendimento voltado à área de imóveis rurais.
Os profissionais especializados do escritório vão orientar o proprietário rural a regularizar a situação do imóvel, caso ele não possua o CCIR.
Para obter mais informações sobre como regularizar a sua situação, fale com os especialistas da Oliveira & Lemos. Acesse nosso site para nos contatar.