Conheça os 8 POPs da RDC 275 da Anvisa

Você já ouviu falar nos POPs da RDC 275, mas deseja conhecer mais a fundo as suas características? Então, confira as informações deste artigo. POPs são Procedimentos Operacionais Padrão que elencam as regras a serem seguidas dentro de uma RDC, que é uma Resolução da Diretoria Colegiada. 

Saber o que é e como funciona um POP pode ser muito útil para empresas que trabalham com segmentos que seguem regras sanitárias. Isso porque todo o setor é abrangido pela Anvisa, que é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Para seguir todas as regras e evitar multas e embargos, é fundamental conhecer as RDCs e o que elas determinam. 

 

O que é POP?

 

Como você viu inicialmente, POP significa Procedimento Operacional Padrão. Ele é um documento descritivo que determina as regras sequenciais a serem cumpridas por um estabelecimento. 

Na prática, o POP determina o que fazer, como e porque. Dentro de uma fábrica de alimentos, por exemplo, os funcionários devem seguir procedimentos padrão já documentados para evitar que ocorra algum problema de ordem sanitária. 

Por exemplo, se o controle de vetores previsto no POP não for seguido corretamente, os consumidores finais podem encontrar insetos dentro de produtos alimentícios. E isso, com toda a certeza, vai prejudicar a imagem da fábrica e ainda render punições por parte dos órgãos responsáveis. 

 

O que é RDC 275?

 

Você viu que, neste texto, falaremos sobre a RDC 275. Você sabe qual é a sua importância? A RDC 275 foi publicada em 21 de outubro de 2002 e dita as normas e procedimentos que devem ser adotados nas empresas produtoras e fabricantes de alimentos. 

Como o setor de alimentos é muito importante porque está ligado à saúde da população, a Anvisa estabeleceu as diretrizes de fabricação na RDC 275. Portanto, ela tem o papel de manter a segurança dos alimentos, evitando contaminações e a proliferação de doenças. 

 

Quais os POPs da RDC 275?

 

Existem 8 POPs na RDC 275. Eles são baseados em letras, de A a H, e estão elencados no texto da própria resolução. Para saber mais sobre cada um deles, confira abaixo: 

 

a) Higienização das instalações, equipamentos, móveis e utensílios.

Esse POP determina as normas de limpeza e higienização. Como, por exemplo, limpar uma geladeira de uma pequena fábrica de massa de pastel? Pode parecer simples, mas o modo correto de higienização garante a qualidade do processo de fabricação. 

 

b) Controle da potabilidade da água.

Nesta norma, determina-se a potabilidade da água e como é feito o seu controle. Sendo assim, até mesmo o modo como se troca o galão de água pode interferir na qualidade do processo. 

 

c) Higiene e saúde dos manipuladores

Os funcionários do setor de fabricação de alimentos devem seguir regras de higiene. Desse modo, esse POP define como é o uso do uniforme, a lavagem correta das mãos, os exames de saúde necessários dentro da equipe e até mesmo o que fazer se um funcionário cortar a mão próximo dos alimentos. 

 

d) Manejo dos resíduos

Este POP dita as regras de como é o manejo dos resíduos, ou seja, do lixo gerado no setor. Como deve ser o descarte correto, quais são os controles aplicados, como é feita a coleta seletiva no local, dentre outros itens. 

 

e) Manutenção preventiva e calibração de equipamentos

Como é feito o controle da temperatura do aparelho de ar-condicionado, como deve ser mantida a câmera refrigerada e como manter a regularidade desses equipamentos e outros? Este POP é importante para determinar essas questões técnicas e promover a qualidade do produto final. 

 

f) Controle integrado de vetores e pragas urbanas

Esse é um dos aspectos mais importantes, pois a presença de baratas, ratos ou escorpiões pode afetar toda a produção do alimento. Para manter o processo isento desses visitantes indesejados, é importante seguir este POP. Deve-se, por exemplo, colocar telas nas janelas e ralos. Além disso, realizar o controle químico por uma empresa especializada. 

 

g) Seleção das matérias-primas, ingredientes e embalagens

É preciso fazer todo o rastreamento da matéria-prima que entra na fábrica de alimentos. Deve-se saber como receber o produto, como fazer a aferição, como definir a temperatura de armazenamento, entre outros. 

 

h) Programa de recolhimento de alimentos

O POP sobre recolhimento de alimentos dita as normas de como o fabricante deve receber os lotes de alimentos, de como proceder se um lote estiver danificado e precisar ser separado dos demais, de como fazer o controle de perdas, entre outros. 

 

Enfim, cada uma das 8 normas devem ser seguidas pelos fabricantes de alimentos, garantindo assim mais qualidade no processo. 

 

Sobre a Oliveira & Lemos 

 

A Oliveira & Lemos é um escritório de engenharia civil localizado em Sorocaba-SP. Entre os serviços oferecidos está a regularização de prédios ligados à fabricação de alimentos para a adequação dentro das normas das RDCs, como por exemplo a RDC 275. 

Se você é um empreendedor nesta área, fale com a Oliveira & Lemos para saber como regularizar seu empreendimento. Fale com nossa equipe por meio do WhatsApp da página inicial do nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos online!