Entenda a importância da regularização de imóveis

regularização imobiliária

Você tem um imóvel com pendências na documentação? Aproveite para ler esse conteúdo resumido e veja porque é importante fazer a regularização de imóveis. Afinal de contas, não adianta adiar uma obrigatoriedade, pois uma hora ou outra você precisará colocar a papelada em dia. 

Enfim, não basta construir e morar num imóvel, pagando seu IPTU, para ficar tranquilo achando que nada mais precisa ser feito. Isso porque o bem precisa estar documentado, atendendo às normas legais, para poder ser vendido, financiado e colocado em herança. 

O que é um imóvel irregular?

Um imóvel irregular é aquele que não tem registro no Cartório de Registro de Imóveis da sua região. Ele também é considerado um imóvel clandestino por não possuir documentação. Portanto, uma casa sem registro é como uma pessoa sem RG. 

Nesse sentido, a documentação do patrimônio não é uma escolha e sim uma obrigatoriedade. 

Mas muitas pessoas não fazem a regularização imobiliária porque deixam para depois, porque acham que ela fica muito cara, porque não veem importância nesse processo. 

Contudo, quando vão vender a casa ou precisam fazer o inventário diante do falecimento do proprietário, encontram muitas barreiras que acabam dificultando os procedimentos. 

O que acontece quando tenho um imóvel irregular? 

Como você viu, um imóvel irregular é considerado clandestino, ou seja, não atende aos requisitos diante de algumas situações, como venda, financiamento ou herança. 

Porém, mais precisamente, vamos explicar as consequências de um imóvel irregular neste conteúdo: 

  • Desvalorização do imóvel: o bem fica cerca de 35% mais barato que o valor de mercado porque o futuro comprador terá que providenciar a regularização imobiliário às suas próprias custas; 
  • Impossibilidade de ser financiado: as instituições bancárias fazem uma série de exigências para financiar um imóvel. Entre as solicitações está o registro do imóvel em cartório; 
  • Dificuldades para fazer o inventário: quando o proprietário faleceu e é preciso dividir a herança, o imóvel precisa estar com os documentos em dia para prosseguir no processo. 
  • Impossibilidade de receber alvarás: o que falamos acima é referente ao imóvel residencial, mas quando o assunto é imóvel comercial, a falta de regularização imobiliária torna ainda mais difícil a atividade, pois não será possível tirar alvarás e licenças obrigatórias. 

Procure um profissional para evitar custos desnecessários 

Na ânsia de regularizar o imóvel diante de uma exigência, como venda ou herança, o indivíduo pode acabar querendo resolver tudo sozinho ou contratando uma empresa ou um consultor que não é especializado na área. 

Como resultado, o processo acaba demorando, a pessoa mandando documentos que não são necessários e, assim, gastando seu tempo e dinheiro sem necessidade. 

Dessa forma, é mais assertivo contratar um escritório especializado, que já está acostumado a lidar com esse assunto e, assim, regularizar o imóvel com agilidade e segurança. 

Sobre a Oliveira & Lemos 

A Oliveira & Lemos é uma dessas empresas especializadas que falamos acima. O escritório é sediado em Sorocaba-SP e atende clientes de todos os portes e segmentos nas áreas de regularização imobiliária e consultoria em alvarás e licenças. 

Além de guiar o proprietário por todos os documentos que são exigidos, o escritório também executa e monitora todo o processo de regularização. 

Quer entrar em contato com a Oliveira & Lemos e se livrar de vez da preocupação de ter um imóvel clandestino? 

Acesse a página inicial do nosso site e entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos online!